sábado, 9 de abril de 2011

Tema de casa

TEMA DE CASA

Para que serve o tema de casa? Qual a sua importância?
Vemos o tema de casa como mais uma oportunidade para aprender.
Assim, para nós, ele é fundamental na formação do estudante, pois oportuniza que ele construa, ao longo de sua escolaridade, estratégias de estudo. Mais do que um hábito, portanto, o “tema” se propõe a desenvolver uma postura de envolvimento com os estudos, de comprometimento com as atividades propostas, com o grupo de trabalho e com o próprio processo de aprendizagem.

O que a escola espera dos pais neste aspecto?
Fundamentalmente, espera-se que os pais possam realizar um acompanhamento do trabalho que seus filhos realizam na escola. Isso não quer dizer, necessariamente, fazer os temaspelo aluno ou mesmo com ele. Quer dizer: estar atento e mostrar interesse em relação à vida escolar de seu filho. As crianças, principalmente neste momento das primeiras séries, necessitam sentir esse apoio e interesse, o que contribuirá para sua própria valorização em relação à escola.
De uma forma mais concreta, esperamos que os pais possam assegurar:
·      um ambiente apropriado (iluminado, arejado e tranquilo) para a realização das tarefas;
·      uma rotina de horário adequada, cuidando, por exemplo, para que não seja um momento em que a criança esteja cansada ou perdendo algo importante;
·      o auxílio necessário, se a criança solicitar e/ou se notarem que será proveitoso;
·      os materiais necessários, à mão da criança.
Auxiliá-la também na manutenção dos seus materiais da mochila e do estojo, lembrando-a de conferi-los e reorganizá-los, é muito importante para que, aos poucos, ela consiga fazer isso de forma mais independente.
Embora a escola se preocupe em organizar as tarefas de modo que as crianças consigam realizá-las sozinhas e em garantir que nenhum tema vá para casa sem ter sido discutido em sala, é possível que algumas crianças, principalmente no início do ano, necessitem de um apoio mais concreto, na forma da presença dos pais ao seu lado, da leitura da solicitação de tarefa ou mesmo de uma ajuda para realizá-la. Nesse caso, os pais devem atender a essa demanda, observando que haja uma progressiva autonomia em relação às tarefas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário