Ensino de letra cursiva é suspenso nos EUA
O uso de computadores, celulares, tablets e laptops têm transformado
da letra bastão e nos métodos de digitação. A medida causou polêmica
nos EUA. Será que o hábito pode ser incorporado por aqui também?
Para a psicopedagoga Anete Hecht, diretora pedagógica do Colégio I.L.Peretz,
em São Paulo, não há motivos que justifiquem a retirada do ensino da
letra cursiva nas escolas brasileiras. “Os métodos devem ser somados e
não reduzidos. A alfabetização acontece no primeiro momento com a
letra bastão, depois a criança passa para a letra cursiva. Isso é importante
porque na letra de mão, a criança desenvolve traços da sua identidade e
personalidade”, afirma. A psicopedagoga se preocupa também com o
desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças, que poderia
ser prejudicada pelo abandono da letra de mão.
em São Paulo, não há motivos que justifiquem a retirada do ensino da
letra cursiva nas escolas brasileiras. “Os métodos devem ser somados e
não reduzidos. A alfabetização acontece no primeiro momento com a
letra bastão, depois a criança passa para a letra cursiva. Isso é importante
porque na letra de mão, a criança desenvolve traços da sua identidade e
personalidade”, afirma. A psicopedagoga se preocupa também com o
desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças, que poderia
ser prejudicada pelo abandono da letra de mão.
Mas segundo Saad Ellovitch, neuropediatra do Hospital Samaritano
de São Paulo, o desenvolvimento da coordenação motora fina não
está estritamente relacionado à escrita cursiva, mas também ao uso
das mãos em movimentos sutis. “O cérebro se adapta às necessidades
do corpo. Você pode desenvolver a motricidade fina, ou seja, a
capacidade de execução de movimentos pequenos e delicados,
com outras atividades, como por exemplo, o desenho”, afirma a
especialista. O corpo é capaz de se adaptar assim às novas condições
impostas pelo desenvolvimento humano.
de São Paulo, o desenvolvimento da coordenação motora fina não
está estritamente relacionado à escrita cursiva, mas também ao uso
das mãos em movimentos sutis. “O cérebro se adapta às necessidades
do corpo. Você pode desenvolver a motricidade fina, ou seja, a
capacidade de execução de movimentos pequenos e delicados,
com outras atividades, como por exemplo, o desenho”, afirma a
especialista. O corpo é capaz de se adaptar assim às novas condições
impostas pelo desenvolvimento humano.
Hoje, a substituição da escrita cursiva pela digital se apresenta como
um processo natural - e não necessariamente um problema.
“A escrita digital predomina na maioria dos trabalhos da esfera
profissional. Por isso, o investimento no ensino da letra cursiva para
essa função está cada vez mais em desuso", explica Maria Jose Nóbrega,
filóloga e assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
A portabilidade dos equipamentos é outro fator que desestimula a escrita
de mão. No entanto, como os impactos das novas tecnologias sobre a
educação e o aprendizado ainda são pouco conhecidos, a especialista
reforça que os novos e os antigos métodos tendem a ser usados de forma
conjunta.“Ainda não podemos excluir o ensino da letra cursiva, porque no
Brasil nós não temos auniversalização do acesso ao computador", diz.
um processo natural - e não necessariamente um problema.
“A escrita digital predomina na maioria dos trabalhos da esfera
profissional. Por isso, o investimento no ensino da letra cursiva para
essa função está cada vez mais em desuso", explica Maria Jose Nóbrega,
filóloga e assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
A portabilidade dos equipamentos é outro fator que desestimula a escrita
de mão. No entanto, como os impactos das novas tecnologias sobre a
educação e o aprendizado ainda são pouco conhecidos, a especialista
reforça que os novos e os antigos métodos tendem a ser usados de forma
conjunta.“Ainda não podemos excluir o ensino da letra cursiva, porque no
Brasil nós não temos auniversalização do acesso ao computador", diz.
Outra razão seria porque a escrita manual desempenha algumas funções
que ainda não foram substituídas pela digital. Uma letra bonita, em
um caderno arrumado, é claro, também ensinaconceitos de organização.
que ainda não foram substituídas pela digital. Uma letra bonita, em
um caderno arrumado, é claro, também ensinaconceitos de organização.
Fonte: Revista Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário