PROJETO EU E OS OUTROS
PERIODO: março
JUSTIFICATIVA:
Na escola, dividir espaços e interagir com os colegas, o aluno esta construindo sua identidade porque começa a entender o que é seu e o que é do outro. A individuação e a identidade andam juntas, por isso é importante reconhecer seu nome, identificar seus objetos pessoais e os ambientes pelos quais circula.
A conquista da identidade e da individualidade é um processo permanente, que vai do nascimento até a morte e requer fortalecimento emocional para que a criança enfrente a vida de forma autentica.
Por isso é tão importante se trabalhar esse projeto identidade nesse período.
OBJETIVOS
• Oportunizar aos alunos situações e atividades que auxiliem na construção de sua identidade e autonomia, percebendo a importância das boas maneiras para melhorar a convivência com os outros.
• Reconhecer-se como membro de uma sociedade e uma família identificando seu papel na mesma.
• Identificar os membros da família.
• Perceber a importância de seu corpo identificando as partes e sensações que este lhe proporciona.
• Identificar características físicas das pessoas.
• Explorar diversos materiais para realizar trabalhos artísticos.
CONTEÚDOS
- Conheciemnto de corpo;
- Identificação das partes do corpo;
- Identidade e Autonomia;
- Sequenciação e contagem;
- Sentidos;
- Expressão artística;
- Família, escola e sociedade;
- Bos maneiras e valores;
- Identificação e reconhecimento das letras do nome.
- Caixa surpresa com espelho dentro para passar na rodinha e cada um dizer o que viu.
- Fantocontos: cada criança vai ganhar um saquinho de papel e um chapéu para desenhar o personagem que quiser e após vão contar a história para os colegas.
- Desenho do corpo em folha de ofício.
- Livro das características físicas.
- Cara Maluca com foto e caixa de pasta de dente.
- Folhas reproduzidas: Sou Parecido com(recorte de revistas), Recorte do nome, Eu Tenho__ Anos, Pintura das letras do nome.
- Caixa surpresa com objetos texturizados.
- Brincadeira de Estátua.
- Reproduzindo o corpo com massa de modelar.
- Livro da família.
- Encenações de personagens familiares.
- Folha reproduzida o que mais gosto na escola.
- Representação da rotina escolar.
- Maquete da escola com sucatas.
Exposição dos trabalhos realizados.
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado por meio de observações diárias, registro por meio de anotações e fotos verificando se os objetivos foram atingidos com sucesso.
gostei muito,parabéns!
ResponderExcluirVou usar esse projeto na Creche São Vicente de Paulo.
ResponderExcluirGratidão, amei