domingo, 13 de junho de 2010

Projeto Eu e os Outros

PROJETO EU E OS OUTROS


PERIODO: março



JUSTIFICATIVA:

Na escola, dividir espaços e interagir com os colegas, o aluno esta construindo sua identidade porque começa a entender o que é seu e o que é do outro. A individuação e a identidade andam juntas, por isso é importante reconhecer seu nome, identificar seus objetos pessoais e os ambientes pelos quais circula.

A conquista da identidade e da individualidade é um processo permanente, que vai do nascimento até a morte e requer fortalecimento emocional para que a criança enfrente a vida de forma autentica.

Por isso é tão importante se trabalhar esse projeto identidade nesse período.



OBJETIVOS
 
• Oportunizar aos alunos situações e atividades que auxiliem na construção de sua identidade e autonomia, percebendo a importância das boas maneiras para melhorar a convivência com os outros.


• Reconhecer-se como membro de uma sociedade e uma família identificando seu papel na mesma.

• Identificar os membros da família.

• Perceber a importância de seu corpo identificando as partes e sensações que este lhe proporciona.

• Identificar características físicas das pessoas.

• Explorar diversos materiais para realizar trabalhos artísticos.

CONTEÚDOS

  • Conheciemnto de corpo;
  • Identificação das partes do corpo;
  • Identidade e Autonomia;
  • Sequenciação e contagem;
  • Sentidos;
  • Expressão artística;
  • Família, escola e sociedade;
  • Bos maneiras e valores;
  • Identificação e reconhecimento das letras do nome. 
PROCEDIMENTOS:

  • Caixa surpresa com espelho dentro para passar na rodinha e cada um dizer o que viu.
  • Fantocontos: cada criança vai ganhar um saquinho de papel e um chapéu para desenhar o personagem que quiser e após vão contar a história para os colegas.
  • Desenho do corpo em folha de ofício.
  • Livro das características físicas.
  • Cara Maluca com foto e caixa de pasta de dente.
  • Folhas reproduzidas: Sou Parecido com(recorte de revistas), Recorte do nome, Eu Tenho__ Anos, Pintura das letras do nome.
  • Caixa surpresa com objetos texturizados.
  • Brincadeira de Estátua.
  • Reproduzindo o corpo com massa de modelar.
  • Livro da família.
  • Encenações de personagens familiares.
  • Folha reproduzida o que mais gosto na escola.
  • Representação da rotina escolar.
  • Maquete da escola com sucatas.
CULMINÂNCIA

Exposição dos trabalhos realizados.

AVALIAÇÃO

O projeto será avaliado por meio de observações diárias, registro por meio de anotações e fotos verificando se os objetivos foram atingidos com sucesso.

2 comentários: