quarta-feira, 8 de junho de 2011

12 MANEIRAS DE TRANSFORMAR O SEU ALUNO EM FÃ

                  12 MANEIRAS DE TRANSFORMAR O SEU ALUNO EM Fà                                 
    
Manter
 um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.

O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.

Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:

1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.

2.Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus alunos esperam, muitas vezes, não é aquele que o professor passa na sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia, marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a seus alunos.

3.Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faça com que tudo à sua volta reforce essa imagem. Não é necessário contratar um decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros,

4.Conheça o aluno: não assuma que você entende os anseios e as necessidades de todos os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe social produz pessoas es.com necessidades e visões diferentes. Dentro de cada bairro, cada família possui suas peculiariedades. E dentro de cada família, cada pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos colégios erram ao se apoiar em estudos referentes ao "aluno brasileiro médio". Ora, trabalhar com a média vai fazer, no máximo, que você crie uma escola igual às outras. Gaste algum tempo entendendo a comunidade que você quer atingir.

5.Demonstre que você está aprendendo constantemente: esse é um componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve mostrar que está constantemente aprendendo, tornando-se mais atual, útil e competente. Ficar estagnado é fatal para qualquer instituição.

6.Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino com seus alunos é mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas circulares cheias de termos técnicos. Algumas são escritas de uma maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as "atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".

7.Seja acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto para falar com seus alunos. A grande maioria não abusa dessa facilidade de acesso, embora eles se sintam mais seguros ao saber que podem contatá-lo sempre que precisarem. Diminua a burocracia entre a direção e os alunos.

8.Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores. Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e preocupações dos estudantes é que você pode montar uma escola específica para aquela realidade. Abuse de caixas de su

9.Pense como o estudante: foque no que agradou a você como aluno, quando você sentava do outro lado da sala, bem como as coisas que fizeram você trocar de escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a primeira parte, e evitar a segunda. E resista à tendência comum de achar que o que é bom para a sua escola é automaticamente bom para os alunos. Não é, mas o inverso é verdadeiro: o que é bom para seus alunos, no final das contas, vai ser bom para sua instituição. Pense nessas leis sempre que for aprovar algo para sua instituição. Aquela nova ação vai tornar o estudo melhor, mais fácil ou agradável?

10.Nunca decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos, dicas, sugestões e não conclusões o tempo todo. Então ofereça opções e alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele não deve ser dominante no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um cenário que permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e negativos de algumas situações. Você estará desenvolvendo características que serão muito úteis para eles mais tarde.

11.Torne-se paranóico: Andy Grove, presidente da companhia de peças de computador Intel, sugere que seu sucesso é resultado direto de sua paranóia. É a paranóia que o mantém engajado, atento e fazendo perguntas.

12.Se você não pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do profissionalismo é dizer não. Não existe maneira de uma escola (ou professor) ser capaz de fazer mentindo.



Créditos:
Retirado da Comunidade do Orkut : Amo a educação Infantil
Postado por Dora Ferreira
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=98868341&tid=5477107974234655789
Artigo Original: Revista Profissão Mestre

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente


Alguns de nossos trabalhos sobre a Semana do Meio Ambiente na nossa I Feira de Produtos Ecológicos.










sábado, 28 de maio de 2011

Organizando a sala de aula

Organizando a sala de aula

Excelentes dicas para organização da sala de aula:
O que encontraremos nas paredes?
O que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças.

"Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente. É importante sempre utilizar os desenhos feitos pelas crianças."

Mural da minha turma feito com um quadro de madeira,forrado com tnt e com bordas feitas de E.V.A


"Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior."Costumo pendurar os cartazes no varal,ficam expostos por alguns dias.É interessante que as crianças mesmo sem saber ler,identificam todos os textos e sabem exatemente o que está escrito neles!
  
Varal da minha turma com os cartazes utilizados na semana

"Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano." Gosto de fazer o calendário todos os dias,a própria criança escreve o número no quadrinho e no caderno cada um tem o seu para completar. 

Modelo retirado do blog Gente miúda


Calendário da minha turma

"Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural." Na minha turma pedi que cada criança trouxesse uma foto sua comemorando o aniversário.
Foto de Kellen Bonfim
 "Combinados: são as regras de convivência da turma. Feitas coletivamente e escrita junto com os alunos."    
Foto retirada do blog cantinhodadani2
      
"Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio." Este ano,estamos utilizando um quadro de pregas onde consta o alfabeto(em maiúscula e minúscula).Todas as palavrinhas trabalhadas,inclusive o nome dos alunos são organizadas de acordo com a letra inicial.Também colocamos gravuras.

Quadro de pregas com o alfabeto

Chamadinha: Feita com uma placa de madeira,forrada com tnt com velcros para colocarmos os nomes.evito separar meninos e meninas pois organizo a lista de nomes de várias formas:ordem alfabética,quantidade de letras,meninos e meninas,quem está de tênis vermelho e quem está de tênis branco(classificando e ordenando);

Quadro sendo confeccionado por mim(ainda incompleto)
                      
"Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta."

"Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).

Um espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!" É usado para trabalharmos a identidade,as crianças se olham no espelho e depois fazem o desenho do esquema corporal.Pode ser usado até mesmo para desenhar com canetas específicas para vidro.

"O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas."


Professora Melissa
(Baseado no Texto original da Profª Ivanise Meyer do blog Baú de ideias)

terça-feira, 24 de maio de 2011

I SEMANA MEIO AMBIENTE EMEI PROFº SYLVIO HOFFMANN

Preciso divulgar nossa Semana do Meio Ambiente, então segue programação da Semana e do Seminário:

I SEMANA MEIO AMBIENTE EMEI PROFº SYLVIO HOFFMANN

DE 30.05 A 03.06/2011

Ø     30.05: Hora do Conto Especial.
Ø     31.05: Caminhada pelo bairro com distribuição de panfletos e recolhimento de lixo.
Ø     01.06: Campanha troque seu lixo por uma planta.
Ø     03.06: Visita à Geral e entrega do lixo arrecadado na escola.
Ø     03.06: Plantio de árvores frutíferas; Pedágio ecológico.

I SEMINÁRIO SOBRE MEIO AMBIENTE
Dias 31/05 e 01/06
Das 19h às 21h

I MOSTRA DE TRABALHOS COM SUCATAS
Exposição durante toda a Semana Do Meio Ambiente

I OFICINA DE SABÃO
Dia 03/06 às 14h
Reciclando o Óleo de Cozinha usado

I FEIRA DE PRODUTOS ECOLÓGICOS
Durante toda a Semana diversos produtos com preços acessíveis.


“ A GENTE PODE NÃO MUDAR O MUNDO, MAS ESTAMOS TENTANDO.”



Segue a programação do nosso I Seminário:


I Seminário sobre Meio Ambiente EMEI Profº Sylvio Hoffmann



31.05:
19h: Abertura. Hinos Maternal II A. Pronunciamentos.
19 h 30min Palestra Tratamento de Fluentes: Daniel Schlieper
20h Palestra Sustentabilidade Ambiental Urbana: José Francisco Benetti
20h 30 min Palestra Água: CORSAN
21h Encerramento: Apresentação Cultural Maternal II B

01.06:
19h Abertura: Apresentação Cutural Pré A
19h 30 min Palestra Legislação Ambiental: Amílcar
20h Palestra Coleta e Destino do Lixo: Geral
20h 30 min Palestra Manejo do Solo/ Agrotóxicos/ Horta em Casa: EMATER
21h Encerramento: Apresentação Cultural Pré B

Obs.: Programação sujeita a alterações.

Certificado de 4 horas no Seminário.

Durante a Semana do Dia 30 de maio a 03 de junho teremos também uma feira com produtos ecológicos, como chaveiros, móbiles, embalagens, caixinhas de chá, tudo a preços acessíveis.

Paralelo a isso teremos ainda uma mostra de trabalhos realizados na escola com sucatas.

E no dia 03 de junho a tarde haverá uma Oficina sobre a Reciclagem de Óleo de cozinha usado em sabão, onde quem participar vai ganhar uma amostra e atestado de presença.

Contamos com todos.

“ A GENTE PODE NÃO MUDAR O MUNDO, MAS ESTAMOS TENTANDO.”