sábado, 15 de outubro de 2011

 
Significado do Halloween

Um cenário de filme de terror é a visão que as pessoas leigas têm do Halloween ou Samhain, como os celtas chamavam o mês de novembro, quando se comemorava o Ano Novo. Esta celebração também diz respeito ao deus Samhan, o guardião dos mortos, que deviam esperar até esse para serem encaminhados à Terra do Verão, o mundo do além.É o dia mais sagrado do calendário celta e também marca a passagem do ano. É considerado um dia fora do tempo, pois não pertence nem ao ano velho, nem ao novo – é como se o tempo parasse e os véus entre as dimensões se abrissem, portanto é considerado um dia mágico.Neste dia, os verdadeiros bruxos exercem um papel de psicopompo ( condutor das almas, associado a Hermes ) para reverenciar e se comunicar com ancestrais, e também usufruir a proximidade e sabedoria destes, mas sem que haja incorporação, pois o contato é espontâneo.Nos rituais da Bruxaria, neste dia são oferecidos alimentos ( bolos de almas ) que estão na tradição por dois motivos: um é o de compartilhar, e o outro permitir que eles retirem a energia vital, a substância etérea do alimento.Como os portais entre os dois mundos estão abertos, é o momento propício para a realização de feitiços, pedidos, previsões, limpeza, etc.


BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

1. Corrida das múmias. Esssa brincadeira tem duas partes:
* Primeira parte: os alunos formam duplas. Cada dupla recebe um rolo de papel higiênico (quanto mais baratinho, melhor, porque além de não ter picote, é bem mais grosso do que os mais caros). Quem conseguir terminar o rolo primeiro, deixando o seu par com "cara de múmia", ganha. Atenção: os braços não podem ser enrolados junto ao corpo, porque precidam ter mobilidade para a segunda etapa.
* segunda parte: corrida entre as múmias. Estabeleça o trajeto, e quem chegar primeiro na linha de chegada, vence.


2. Trick or treat:
Faça, com antecedência, vários cartõezinhos, sendo alguns com a palavra "trick" e outras com a palavra "treat". Coloque todos os cartões num saco ou num recipiente alusivo a Halloween (eu comprei um crânio de plástico). Peça para os alunos formarem um círculo e toque uma música. Enquanto toca a m~usica, o recipiente vai passando. Qunado pára, a pessoa que estiver com ele nas mãos vai tirar um papelzinho e ler. Se dicer "treat", ganha um doce; se for "trick", tem que pagar uma prenda, como responder uma pergunta na LE sobre um tópico que tenha sido estudado.

3. A verruga da bruxa:
Faça um desenho grande de bruxa num papel pardo. Dê a cada aluno um chiclete e peça que eles masquem bem mascadinho. Coloque o desenho da bruxa na parede e, um a um, os alunos são vendados, e, tirando o chiclete da boca, tem que acertar o nariz da bruxa. Quem conseguir, ganha um doce.

4. Procurando o rato (ou a cobra, ou a aranha...)
Primeiro, eu escondi um rato de borracha na sala, que com as luzes apagadas ficou bem escura. Dividi os alunos em grupos de três, sendo que só podia brincar um grupo de cada vez. Dei uma lanterna (pequena) para cada aluno e disse que a tarefa era achar o rato só com a luz da lanterna. Quem achasse, ainda teria de dizer, em inglês, onde a encontrou: the mouse was under the chair.