sábado, 18 de junho de 2011

COMO SURGIRAM OS PROFESSORES

ACHEI ESSE TEXTO INCRÍVEL, É NOSSA PURA E CRUA REALIDADE.


COMO SURGIRAM OS PROFESSORES

Conta a lenda que, quando os deuses liberaram o conhecimento sobre como ensinar os homens, determinaram que aquele "saber" ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios. Mas, neste pequeno grupo, onde todos se achavam "semi-deuses", alguém traiu as determinações divinas...

Aí aconteceu o pior!!!!!!........

Os deuses, bravos com a traição, resolveram fazer valer alguns mandamentos:

1º - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.

2º - Não verás teu filho crescer.

3º - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.

4º - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera.

5º - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box.

6º - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7º - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho;

8º - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.

9º - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.

10º - As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que ensinam e as que não entendem. E verás graça nisso.

11º - A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te farás mais efeito.

12º - Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.

13º - Terás sonhos, com cronograma, planejamento, provas, fichas de alunos, provas substitutivas e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.

14º - Exibirás olheiras como troféu de guerra.

15º - E, o pior........ inexplicavelmente gostarás de tudo isso...





Professor de verdade ama tudo isso. . .

quinta-feira, 9 de junho de 2011

I Seminário sobre Meio Ambiente EMEI Profº Sylvio Hoffmann




Nosso Primeiro Seminário foi incrível, teve uma resposta muito boa.
 As palestras estavam ótimas, as famílias participaram da nossa proposta, houve uma divulgação muito boa e resultado mais ainda.

Presença da nossa Secretária Profª Marluce, Secretário Daniel e Franscisco Benetti, nossos grandes parceiros.

Palestrantes da segunda noite: o Senhor Amílcar, Senhor Carlos, da Geral, Pedro da EMATER, e nossas Ecolíderes. 



Prefeito Constantino prestigiando nosso evento.


Tivemos a idéia, a idéia foi aceita e tivemos muito trabalho, muito mesmo. Mas valeu a pena demais e estamos com outras idéias , muitas outras ainda pra colocarem em prática!!!

"A gente pode até não mudar o mundo, mas estamos tentando."

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente EMEI Sylvio Hoffmann









Nossa Semana Do Meio Ambiente foi maravilhora! Realizamos uma caminhada com entrega de mensagens e recolhimento do lixo, pedágio com entrega de mudas de árvores nativas e sacolinhas de lixo para o carro, visitamos a Geral, onde as crianças puderam ter uma noção do lixo que produzimos, juntamos o lixo do pátio da escola e começamos nossa horta.
Na sexta-feira, nossas Ecolíderes foram entregar nosso kit ecológico para o nosso sempre parceiro Luciano Mello, e para o nosso Prefeito.
Foi uma semana intensa, que certamente será lembrada.


















o livro do corpo

O livro do corpo


Essa atividade auxilia a criança a
conhecer as partes do corpo;
entender as diferenças;
identificar das letras do alfabeto;
desenvolver a coordenação motora.












modelo de avaliação

Adorei esse modelo de avaliação:

Créditos: Monica Botelho. Retirado de : http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/search/label/Relat%C3%B3rio%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o

Professor (a): Mônica Cristina Botelho da Costa.
Aluno (a): _____________________________________________________
Série: Maternal I                                                                                         Data:

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO REFERENTE AO 1º BIMESTRE – 2010


APRESENTAÇÃO
"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente."
RENE DESCARTES

Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas idéias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto a escola busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.
        Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados.
        Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.
         Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade.  Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.

·         O Relatório de Avaliação deve ser analisado e devolvido à professora, sendo entregue aos pais/ responsáveis no final do ano letivo.

·         Cada item avaliado poderá ser respondido com os critérios abaixo especificados, de acordo com a questão colocada. Observações que se tornem necessárias, serão feitas no final do relatório:
(S) Sim.
(CA) Com auxílio.
(SA) Sem auxílio.
(N) Não.
              (ED) Em desenvolvimento.
(NA) Não apresentado ao/a aluno (a).





                               

1) Desenvolvimento Cognitivo: neste aspecto é considerado o desenvolvimento da criança no pensar e no agir observado nas habilidades para resolução de situações do cotidiano e relacionados ao conhecimento linguístico e lógico matemático; o uso das diferentes formas de linguagem, como a oral, escrita e corporal e também habilidades sensoriais como leitura de imagens e percepção dos sentidos.

A) Linguagem

(   ) Conhece os amigos  pelos nomes.
(   ) Expressa-se através de frases completas.
(   ) Expressa suas idéias  com clareza.
(   ) Expressa seus desejos e necessidades através de choro.
(   ) Usa a linguagem que expressa suas vivências.
(   ) Mostra uma atitude positiva para as atividades propostas – modelagem, pintura, colagem, desenho livre, brinquedos e brincadeiras.

B) Matemática:

(   ) Diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno.
(   ) Diferencia quantidade: muito e pouco.
(   ) Identifica a forma do círculo.
(   ) Continua séries lógicas de dois elementos.
(   ) Identifica as cores primarias.
(   ) Realiza um quebra cabeça de dois elementos.

2) Desenvolvimento Psicomotor: neste aspecto a criança deve apresentar apropriação e conhecimento das potencialidades corporais no desenvolvimento de atividades de expressão corporal com movimentos amplos, como correr, saltar, pular etc. e com movimentos finos, como recortar, alinhavar, amassar, pinçar etc; ainda neste aspecto, considera-se o auto-conhecimento, isto é, a identificação do corpo, de suas partes e o todo; o uso do corpo na expressão das emoções, na revelação das tristezas, ansiedades, alegrias, satisfação, segurança e também ao deslocamento com segurança na percepção de seus movimentos no espaço.

·   Desenvolvimento Psicomotor:

(   ) caminhar, andar bem sozinho(a).
(   ) correr.
(   ) Pula de diversas maneiras.
(   ) Anda coordenadamente em atividades variadas.
(   ) Acompanha ritmos.
(   ) Rasga e amassa folha de papel facilmente.
(   ) Identifica o local onde deve guardar seu material: mochila e lancheira.
(   ) Joga bolas de papel em um cesto colocado a uma certa distância.
(   ) Acompanha ritmos.

3) Desenvolvimento Sócio-afetivo: neste aspecto, considera-se a construção da auto-estima, revelada através das atitudes refletidas na convivência diária e social, de valores como: carinho, respeito, solidariedade, amizade etc., o que contribuirá na concepção das diferenças de temperamento, de intenções, de hábitos, de costumes e de cultura assim como a compreensão de si mesmo e dos outros no grupo, consolidando o processo de construção e a autonomia de sua identidade.

 (   )  Continua com bom relacionamento com a Professora e Estagiaria.
 (   )  Tem facilidade de relacionamento com colegas.
 (   )  Busca apoio da Professora, quando necessário.
 (   )  Sente-se orgulhoso do que consegue fazer.
 (   )  Compartilha seus brinquedos com os colegas.
 (   )  Reage ao ser contrariado
 (   )  Utiliza regularmente objetos transacionais, como chupetas.

OBSERVAÇÕES
________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________            __________________________
               Assinatura da Professora                                    Assinatura da Direção/ Coordenação



–––––––––––––––––––––––––––––––
Assinatura do Responsável

Avaliação Descritiva- Modelo

Avaliação Descritiva - Modelo



Porque avaliar? Para que avaliar? O que avaliar? Como faço para avaliar?
Essas são perguntas frequentes e por vezes um bicho de sete cabeças para muitos professores e principalmente iniciantes na área da educação.

Bom, para início de conversa a avaliação na educação infantil é fundamental, ela serve para diagnósticar e também para descrever o aluno de acordo com a sua idade e sua evolução dentro das atividades e habilidades em sala de aula, seja atividades individual como recortar, colar, ou em grupo, como participar e interagir nas brincadeiras e atividades de rotina. O professor nesse processo é parte fundamental para uma boa avaliação dos seus alunos, por isso é tão importante conhecer o aluno e também os seus pais, para que durante seu desenvolvimento ensino/aprendizagem seja crescente e gradativa.

Não devemos nos ater a conteúdos metodológicos e provas sistemáticas, afinal, estamos ensinando crianças! O olhar do professor deve estar voltado ao desempenho e ao bem estar da criança durante suas atividades lúdicas e psico motoras.

O professor deve estar atento a todos os detalhes do desenvolvimento da criança, se segura a tesoura com firmeza, trabalha melhor a mão esquerda, todos os detalhes são importantes durante a avaliação descritiva, assim, ao final de cada bimestre, semestre, ou ano, o professor terá uma visão geral do desenvolvimento do seu aluno e os pais terão noção de seu crescimento social, motor e individual durante todo o ano letivo.

Hoje em dia, todas as escolas de Educação Infantil fazem a avaliação descritiva, é a maneira mais segura e concreta de avaliar o aluno quanto ao seu social, emocional e psico. A partir de nossas avaliações podemos também ter uma visão geral do desenvolvimento da criança dentro do âmbito escolar e desenvolver novas atividades para auxiliar a criança a melhorar e aprimorar suas habiliades ainda não tão bem dominadas, como por exemplo, sua coordenação motora, ou suas habilidades artisticas, ou sua lateralidade.

Andreza Melo Menezes
Pedagoga


Abaixo deixo para vocês um modelos de avaliação descritiva para o professor. 
Esses modelos não são de minha autoria, foi enviada ao meu email e os créditos são de Simone Helen de Andrade, seu blog:
http://simonehelendrumond.blogspot.com/

[clique na imagem para ampliar]











Reciclando Giz de Cera

Reciclando Giz de Cera

Vamos recilcar giz de cera?
Sabem aqueles pedacinho de giz que criança nenhuma quer aproveitar?
Pois bem, então vamos juntar tudo colocar no forno, derreter e fazer giz de cera colorido!
Legal não é?

Como fazer? Simples:
Coloque os giz de cera numa assadeira e leve ao forno brando até derreter, após derreter espere esfriar e desenforme.
Corte da menira que preferir.
Se tiver formas de biscoitos como florzinha e bichinhos ainda melhor, as crianças vão adorar e o material que
seria jogado fora será disputado nas aulas de pintura.
Você pode tambem utilizar a forma de silicone.
Vou fazer em casa!
Faça você também!

Fonte das imagens:
http://edypinturaseartes.blogspot.com/2009/03/reciclagem-giz-de-cera.html
http://casadecoraoartesecoisitasmais.blogspot.com/2011/02/de-volta-as-aulas-reciclando-giz-de.html